quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - E-MAIL

CONTEÚDO 

Gênero Textual: e-mail

SÉRIE: 6º e 7º

TEMPO: 04 horas/aula

OBJETIVO GERAL

Produzir e-mails, adequando a linguagem (formal/informal) à situação sociocomunicativa.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Reconhecer o termo e-mail como: endereço eletrônico, correio eletrônico e mensagem eletrônica;
  • Reconhecer a importância do e-mail;
  • Identificar os cuidados necessários ao enviar/receber e-mails;
  • Reconhecer pontos positivos e negativos na transmissão das mensagens eletrônicas;
  • Identificar a estrutura textual do e-mail (emissor, receptor, etc.);
  • Reconhecer e identificar as linguagens (formal/não formal) utilizadas no e-mail, dependendo da relação de proximidade dos interlocutores e da situação sociocomunicativa;
  • Identificar marcas de oralidade na transmissão de mensagens como recursos linguísticos;
  • Reconhecer a possibilidade de enviar diversos gêneros textuais num único e-mail;
  • Identificar as diversas funções comunicativas no uso do e-mail.
RECURSOS NECESSÁRIOS
·         Computador com acesso a internet (no caso da Unidade escolar dispor de laboratório de informática);
·         Retroprojetor digital (data show);
·         Imagens de e-mails com diferentes linguagens.

DESENVOLVIMENTO 

1ª etapa

 Fazer levantamento dos conhecimentos prévios da turma a partir de intervenções como:

  •      “O que significa o termo e-mail?” (Estabelecer diferença entre endereço, correio e mensagem eletrônica);
  •      “Vocês utilizam o e-mail?”
  •      “Com que finalidade vocês utilizam o e-mail?”

2ª etapa

 Apresentar imagens de e-mails (mensagens eletrônicas) e analisar estrutura e linguagem.
  •      Identificar as partes que o compõem – emissor, receptor, endereço, vocativo, saudação, anexos, emoticons e demais recursos;
  •      Identificar a linguagem utilizada (formal/informal);
  •      Identificar as marcas de oralidade (no caso de linguagem informal) e sua intencionalidade;
  •      Identificar a intenção da comunicação – informar, solicitar etc.


Modelo 1
(clique na imagem para amplia-la)


Modelo 2

(clique na imagem para amplia-la)


3ª etapa

É o momento de entender o funcionamento do e-mail na prática.

1.  Sugerir a produção manuscrita de uma mensagem que poderá ser transformada em e-mail

  • Disponibilizar “esqueleto” do e-mail (segue abaixo o modelo).

2.  Propor aos alunos a produção de 02 textos, sendo:

Ø  01 para um colega da classe – convite para ir ao cinema com a turma;
Ø  01 para a professora – solicitação do auditório para uma apresentação da banda de percussão da escola.

Observação: O professor deverá fazer o acompanhamento das produções e intervir, se necessário.



Modelo 3

(clique na imagem para amplia-la)


4ª etapa

1. Levar os alunos ao laboratório de informática. (Solicitar o auxílio do professor responsável pelo Laboratório);
2. Criar um e-mail coletivo (criar e-mail individual caso algum aluno não o possua) com o objetivo de que alunos e professores troquem informações acerca das atividades escolares por meio de mensagens eletrônicas (ressaltar os cuidados necessários com a senha individual);
3. Transcrever as mensagens produzidas (manuscritas) para o e-mail (correio eletrônico) e enviá-las para os respectivos destinatários.


AVALIAÇÃO
Produção e envio dos e-mails elaborados em classe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário