CONTEÚDO
■ Gênero Textual: Charge
SÉRIES: 8º / 9°
TEMPO: 06 h/a (se possível, divididas em 3 dias com 2 h/a geminadas cada)
OBJETIVOS
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância do gênero textual charge;
- Identificar a estrutura textual da charge;
- Ter o senso crítico mais aguçado;
- Fazer novas pesquisas;
- Expressar opiniões próprias utilizando a charge.
DESENVOLVIMENTO
■ 1ª etapa
- Expor exemplos de charge, por meio de data show e perceber a reação dos alunos;
- Observar se os alunos já possuem algum conhecimento prévio;
- Levantar algumas questões para ajudar os alunos a identificar as características do gênero, como:
*Quem costuma ter contato com este tipo de gênero?
*Onde normalmente é veiculado?
*Qual é a intenção do autor?
- Analisar a linguagem e os recursos utilizados para estabelecer comunicação com o leitor;
- Levar o aluno a observar no gênero textual a redução ou ausência do texto escrito e a priorização das imagens;
- Lançar um desafio para que os alunos pesquisem a diferença entre charge e cartum e levar, na aula seguinte, exemplos de charge.
■ 2ª etapa
- Estabelecer a diferença entre cartum e charge, já que são muito parecidos, fazendo um quadro comparativo, a partir das informações levadas pelos alunos (estes deverão socializar as descobertas e o professor deverá fazer os ajustes necessários e esclarecer as possíveis dúvidas, e a própria turma construirá a caracterização do gênero textual charge, considerando a sua estrutura, o seu estilo de linguagem e o seu propósito comunicativo).
- Fazer juntamente com a turma a análise de charges (a partir dos comentários dos alunos, o professor deverá fazer os ajustes e esclarecer as possíveis dúvidas);
- Depois que a classe entender o que é charge, conhecer a sua estrutura textual e sua função comunicativa, o professor deverá desafiá-la a produzir uma charge, com temas polêmicos da atualidade, como:
*Saúde pública
*Política
*Educação
*Desigualdade social etc.
■ 3ª etapa
· Pedir aos alunos que troquem as produções uns dos outros e apresentem sugestões quanto à produção observada;
· Em seguida, o professor analisará as charges, fazendo as devidas correções, e devolverá as atividades para que os alunos façam as alterações (passem a limpo).
■ 4ª etapa
· Pedir aos alunos que produzam cartazes para expor, na escola, as charges produzidas.
Outras sugestões para a exposição das charges: O mural ou o jornal da escola, um blog feito pela turma, através de panfletos (sendo distribuídos por toda a escola). A forma de exposição fica a critério do professor, levando em conta a realidade escolar.
MATÉRIAS NECESSÁRIOS
· Computador (caso a unidade escolar disponha de laboratório de informática);
· Data show;
· Recortes de jornal ou revista;
· Cartolina ou papel metro.
AVALIAÇÃO
Realização da pesquisa e produção criativa das charges e dos cartazes.
Por: Nájila Sereno dos Santos
Cristiniana Santos Silva
Silvana Ferreira de Jesus
Roseneide de Jesus
Muito boa sugestão de trabalho. Parabéns!
ResponderExcluir