domingo, 4 de dezembro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CHARGE

CONTEÚDO 

Gênero Textual: Charge

SÉRIES: 8º / 9°

TEMPO: 06 h/a (se possível, divididas em 3 dias com 2 h/a geminadas cada)

OBJETIVOS

  • Reconhecer a importância do gênero textual charge;
  • Identificar a estrutura textual da charge;
  • Ter o senso crítico mais aguçado;
  • Fazer novas pesquisas;
  • Expressar opiniões próprias utilizando a charge.


DESENVOLVIMENTO

1ª etapa

  • Expor exemplos de charge, por meio de data show e perceber a reação dos alunos;
  • Observar se os alunos já possuem algum conhecimento prévio;
  • Levantar algumas questões para ajudar os alunos a identificar as características do gênero, como:
*Quem costuma ter contato com este tipo de gênero?
*Onde normalmente é veiculado?
*Qual é a intenção do autor?

  • Analisar a linguagem e os recursos utilizados para estabelecer comunicação com o leitor;
  • Levar o aluno a observar no gênero textual a redução ou ausência do texto escrito e a priorização das imagens;
  • Lançar um desafio para que os alunos pesquisem a diferença entre charge e cartum e levar, na aula seguinte, exemplos de charge.

2ª etapa

  • Estabelecer a diferença entre cartum e charge, já que são muito parecidos, fazendo um quadro comparativo, a partir das informações levadas pelos alunos (estes deverão socializar as descobertas e o professor deverá fazer os ajustes necessários e esclarecer as possíveis dúvidas, e a própria turma construirá a caracterização do gênero textual charge, considerando a sua estrutura, o seu estilo de linguagem e o seu propósito comunicativo).
  • Fazer juntamente com a turma a análise de charges (a partir dos comentários dos alunos, o professor deverá fazer os ajustes e esclarecer as possíveis dúvidas);
  • Depois que a classe entender o que é charge, conhecer a sua estrutura textual e sua função comunicativa, o professor deverá desafiá-la a produzir uma charge, com temas polêmicos da atualidade, como:
*Saúde pública
*Política
*Educação
*Desigualdade social etc.

3ª etapa

·         Pedir aos alunos que troquem as produções uns dos outros e apresentem sugestões quanto à produção observada;
·         Em seguida, o professor analisará as charges, fazendo as devidas correções, e devolverá as atividades para que os alunos façam as alterações (passem a limpo).

4ª etapa

·         Pedir aos alunos que produzam cartazes para expor, na escola, as charges produzidas.
      
Outras sugestões para a exposição das charges: O mural ou o jornal da escola, um blog feito pela turma, através de panfletos (sendo distribuídos por toda a escola). A forma de exposição fica a critério do professor, levando em conta a realidade escolar.



MATÉRIAS NECESSÁRIOS

·         Computador (caso a unidade escolar disponha de laboratório de informática);
·         Data show;
·         Recortes de jornal ou revista;
·         Cartolina ou papel metro.


AVALIAÇÃO

Realização da pesquisa e produção criativa das charges e dos cartazes.



Por: Nájila Sereno dos Santos
        Cristiniana Santos Silva
        Silvana Ferreira de Jesus
        Roseneide de Jesus

Um comentário: