domingo, 4 de dezembro de 2011

Sequência Didática – TIRINHAS

Duração: 4h/a.
Série: 7º/8º
Objetivos:
  • Reconhecer a tirinha como um gênero textual;
  • Conhecer as características das tirinhas;
  • Perceber a função comunicativa das tirinhas;
  • Conhecer os meios pelos quais as tirinhas são veiculadas;
  • Produzir tirinhas.

·         1ª Etapa: contato inicial com o gênero textual em estudo

  • Perguntar aos alunos se eles sabem o que são tirinhas e onde elas podem ser encontradas;
§  Entregar aos alunos jornais, livros e revistas que contenham tirinhas;
  • Pedir aos alunos que encontrem tirinhas nos materiais distribuídos;
  • Depois de encontradas as tirinhas, pedir aos alunos que leiam as tirinhas.
  • Por meio de perguntas sobre aspectos gráficos e linguísticos e acerca da função comunicativa, levar os alunos à identificação das características desse gênero textual (o professor deverá registrá-las no quadro e responder eventuais dúvidas que os alunos possam ter).

·         2ª Etapa:
  • Pedir aos alunos que relembrem fatos atuais apresentados na mídia;
  • Solicitar aos alunos que registrem no caderno os fatos que eles relembraram;
  • Pedir aos alunos que compartilhem com a turma os fatos relembrados por eles;
  • Dividir a turma em trios;
  • Solicitar a cada trio que elabore uma tirinha abordando fatos atuais apresentados na mídia e observando as características desse gênero textual (o professor deverá acompanhar a produção e fazer algumas intervenções quando for preciso).

·         3ª Etapa:
  • Pedir a cada trio que apresente a sua tirinha para a turma;
  • Junto com a turma, o professor deverá avaliar se cada trio conseguiu apresentar, na mensagem e nas ilustrações da tirinha produzida,o fato selecionado;
  • Finalizar a atividade pedindo aos alunos que exponham as tirinhas em um mural da escola, a fim de que alunos de outras turmas possam conhecê-las.

Recursos: Jornais, revistas, livros, tirinhas impressas.
Avaliação: Elaboração de tirinhas com criatividade e qualidade ilustrativa.



Autores: Carine Torres e Péricles Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário