Duração: 4h/a.
Série: 7º/8º
Objetivos:
- Reconhecer a tirinha como um gênero textual;
- Conhecer as características das tirinhas;
- Perceber a função comunicativa das tirinhas;
- Conhecer os meios pelos quais as tirinhas são veiculadas;
- Produzir tirinhas.
· 1ª Etapa: contato inicial com o gênero textual em estudo
- Perguntar aos alunos se eles sabem o que são tirinhas e onde elas podem ser encontradas;
§ Entregar aos alunos jornais, livros e revistas que contenham tirinhas;
- Pedir aos alunos que encontrem tirinhas nos materiais distribuídos;
- Depois de encontradas as tirinhas, pedir aos alunos que leiam as tirinhas.
- Por meio de perguntas sobre aspectos gráficos e linguísticos e acerca da função comunicativa, levar os alunos à identificação das características desse gênero textual (o professor deverá registrá-las no quadro e responder eventuais dúvidas que os alunos possam ter).
· 2ª Etapa:
- Pedir aos alunos que relembrem fatos atuais apresentados na mídia;
- Solicitar aos alunos que registrem no caderno os fatos que eles relembraram;
- Pedir aos alunos que compartilhem com a turma os fatos relembrados por eles;
- Dividir a turma em trios;
- Solicitar a cada trio que elabore uma tirinha abordando fatos atuais apresentados na mídia e observando as características desse gênero textual (o professor deverá acompanhar a produção e fazer algumas intervenções quando for preciso).
· 3ª Etapa:
- Pedir a cada trio que apresente a sua tirinha para a turma;
- Junto com a turma, o professor deverá avaliar se cada trio conseguiu apresentar, na mensagem e nas ilustrações da tirinha produzida,o fato selecionado;
- Finalizar a atividade pedindo aos alunos que exponham as tirinhas em um mural da escola, a fim de que alunos de outras turmas possam conhecê-las.
Recursos: Jornais, revistas, livros, tirinhas impressas.
Avaliação: Elaboração de tirinhas com criatividade e qualidade ilustrativa.
Autores: Carine Torres e Péricles Vinícius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário