- Duração: 100 min.
- Série(s): 7ª a 8ª
- Ojetivos:
® ® Perceber que o torpedo é um gênero textual;
® Conhecer as características e a função comunicativa do torpedo;
® Eliminar o preconceito em relação à linguagem usada no torpedo.
1ª Etapa
· Contato inicial com gênero textual de estudo:
® Levar os alunos até o laboratório de informática.
® Perguntar aos alunos quais deles fazem uso de torpedos e em que tipo de situação comunicativa;
® Pedir que os alunos pesquisem a origem do gênero, o objetivo de sua criação e semelhanças entre o torpedo e outros gêneros textuais.
2ª Etapa
· Organização e sistematização do conhecimento:
® Após a realização da pesquisa, pedir aos alunos que compartilhem com os colegas o conhecimento adquirido durante a realização do trabalho;
® Dividir a turma em grupos;
® Em seguida, apresentar a turma um pequeno texto (que pode ser escrito no quadro ou cada grupo pode ter uma cópia) e pedir que façam a leitura;
® Após a leitura do texto, pedir a cada grupo que transforme esse texto em um torpedo e o envie a um dos membros de outra equipe;
® Ao final da atividade, cada grupo deve escrever no quadro a mensagem que recebeu;
® Junto com a turma o professor deverá avaliar se os alunos captaram a mensagem central dos textos produzidos;
® Comparando o texto inicial ao torpedo, pedir aos alunos que identifiquem as características do gênero estudado (o professor deverá registrá-las no quadro).
® Responder eventuais dúvidas que os alunos possam ter.
· Recursos
® Computadores, telefones celulares e quadro.
· Avaliação:
® Participação e execução das atividades.
Autores: Glaucia Santana, Djenaine Rocha, Reilson Ludwig e Elânia Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário