domingo, 4 de dezembro de 2011

Sequência Didática – TORPEDO (SMS)

  • Duração: 100 min.
  • Série(s): 7ª a 8ª

  • Ojetivos:
®                                        ®    Perceber que o torpedo é um gênero textual;
®    Conhecer as características e a função comunicativa do torpedo;
®    Eliminar o preconceito em relação à linguagem usada no torpedo.

1ª Etapa
·         Contato inicial com gênero textual de estudo:
®    Levar os alunos até o laboratório de informática.
®    Perguntar aos alunos quais deles fazem uso de torpedos e em que tipo de situação comunicativa;
®    Pedir que os alunos pesquisem a origem do gênero, o objetivo de sua criação e semelhanças entre o torpedo e outros gêneros textuais.

2ª Etapa

·         Organização e sistematização do conhecimento:
®    Após a realização da pesquisa, pedir aos alunos que compartilhem com os colegas o conhecimento adquirido durante a realização do trabalho;
®    Dividir a turma em grupos;
®    Em seguida, apresentar a turma um pequeno texto (que pode ser escrito no quadro ou cada grupo pode ter uma cópia) e pedir que façam a leitura;
®    Após a leitura do texto, pedir a cada grupo que transforme esse texto em um torpedo e o envie a um dos membros de outra equipe;
®    Ao final da atividade, cada grupo deve escrever no quadro a mensagem que recebeu;
®    Junto com a turma o professor deverá avaliar se os alunos captaram a mensagem central dos textos produzidos;
®    Comparando o texto inicial ao torpedo, pedir aos alunos que identifiquem as características do gênero estudado (o professor deverá registrá-las no quadro).
®    Responder eventuais dúvidas que os alunos possam ter.
·         Recursos
®    Computadores, telefones celulares e quadro.   
·         Avaliação:
®    Participação e execução das atividades.





Autores: Glaucia Santana, Djenaine Rocha, Reilson Ludwig e Elânia Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário